quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escada Santos Dumont

Escada Santos Dumont (em fase de execução, em breve fotos dela instalada)




Um pouco de Cultura:  A Escada Santos Dumont

Um dos maiores gênios brasileiros do século passado, Santos Dumont entrou para a História como o inventor do avião. Com seu 14 bis, Dumont voou por cerca de 60 metros o Campo de Bagatelle na Paris de 1906. Foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o vento impulsionado por motor aeronáutico e o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido. Os irmãos Wright, americanos considerados inventores da avião em alguns paises, fizeram uma “decolagem” em 1903, a partir de um sistema de catapulta.
A prática da aviação de Santos Dumont trouxe outros benefícios para nosso cotidiano. Com a necessidade de manter as mãos no manche do avião, Santos Dumont pediu para seu amigo Louis Cartier que fabricasse um modelo de relógio de pulso, substituindo o modelo de bolso. A criação popularizou-se e até hoje a joalheria Cartier mantém uma linha de relógios Santos. Ironicamente, com os aparelhos celulares, o relógio voltou para o bolso.
Entre outras curiosidades de Santos Dumont, está a invenção do formato de escada com degraus alternados. Você acha que todas as escadas são assim? Pois veja como descrever essa escada não faz o menor sentido. Em sua casa em Petrópolis, o primeiro degrau da escada corresponde à metade dos demais degraus, fazendo com que o pedestre só possa iniciar a subida com o pé direito. Se quiser começar com o pé esquerdo, por alguma superstição, deve-se subir a escada de costas. A escada foi projetada assim para permitir uma maior inclinação vertical, alcançando a altura desejada em espaços estreitos. Ver a escada do alto dá uma certa vertigem. Devemos acrescentar que a escada não leva em consideração deficientes físicos ou portadores de “toc”. Toda a escada é montada de meios degraus alternados, cuja função é evitar bater as canelas e os calcanhares! É uma escada cubista! E com manual de instruções.
Conta-se que Santos Dumont cometeu suicídio após ver sua maior criação ser utilizada como arma de guerra, precisamente durante a revolução constitucionalista de 1932, quando aviões de combate atacaram o campo de Marte em São Paulo. Se este projeto levou-o a uma profunda depressão, Dumont deveria considerar o prodígio de suas invenções menores. Afinal, só um gênio poderia criar uma escada que exige atenção, coordenação e planejamento para subir.

Fonte: internet


Um comentário:

  1. Olá!
    Estou projetando uma casa que precisa de uma escada para acessar um mezanino que ocupe pouco espaço em projeção.
    Seria possível me informar como faço para calcular a escada Santos Dumont?
    Caso sirva para a minha necessidade, fariam o envio da escada para SC?

    Contato via
    arq.mirellapandini@gmail.com

    ResponderExcluir